Carrinho

PROJETO PEDAGÓGICO

Consideramos que o projeto pedagógico só será pertinente para a educação das crianças, se este conseguir orientar-nos para aquela que é a nossa missão. O Infantário Nuno Simões é uma instituição que presta um trabalho valioso e de grande qualidade aos seus utentes. Achamos que podemos sempre melhorar em diversos aspetos, como qualquer Instituição.  Nesta altura, compreendemos que não podemos perder de vista os valores e objetivos que nos regem, centrados na missão tão nobre de formar crianças nas diferentes vertentes humanas. E como acreditamos profundamente que aquilo que as nossas crianças necessitam é de muito afeto, de alegria pela magia da vida, de contacto com o meio ambiente, de respeito pela sua enorme sensibilidade, diferença e inteligência, de uma escuta genuína, em detrimento de atividades de papel e lápis, surge este projeto que se intitula: A Criança e a (re)conquista do tempo, para aprender brincando! é a aposta da equipa do INS para os  anos letivos de 2016/2017 e 2017/2018.

 

Partindo do pressuposto de que criança é o sujeito ativo no seu processo de desenvolvimento e aprendizagem, estamos convictos que o caminho que promove o superior interesse das crianças, é aquele que parte dela e para ela.  Com este projeto,  pretendemos que a nossa ação educativa  se caracterize por uma maior  abertura à comunidade envolvente, por um maior envolvimento das famílias, por um investimento no contacto das crianças com natureza, com a arte, a música, a pintura, pela disponibilização de um ambiente positivo culturalmente rico e estimulante, pelo reconhecimento que brincar é a atividade natural da iniciativa da criança que melhor corresponde à sua forma holística de aprender, pela valorização das realizações individuais e espontâneas, pela adoção de práticas pedagógicas diferenciadas, que respondam às características individuais de cada uma e atendam às suas diferenças. A concretização de todos estes fundamentos e princípios educativos destaca a disponibilidade do adulto para a criança, permitindo-lhe estar em contacto com ela, valorizando as suas sensações e emoções.

 

Enquanto educadores e cuidadores de crianças, pretendemos investir numa intervenção emocional, mais introspetiva, de forma a que possamos descobrir e refletir sobre aquilo que as crianças nos fazem sentir e identificar o que despertamos nelas, em termos de memória, de experiências passadas que surgem no contacto com elas. Uma reflexão que trará para a ação educativa novas formas de estar, de onde sobressai a importância da comunicação e perceber o seu significado através da linguagem não-verbal.

 

Sabemos que ao comunicarmos com uma criança, ela pressente tão bem quando os nossos olhos e o nosso tom de voz é contraditório com o conteúdo do nosso discurso.

 

Aos pais, pedimos que sejam pais participativos nesta descoberta que agora se inicia. Temos a certeza que o  envolvimento de todos num espirito colaborativo nesta missão, será fundamental para o sucesso deste projeto! Também contamos  contributo da comunidade educativa para enriquecer, ainda mais, as vivências que as nossas crianças vão explorar durante este ano que agora começa.

Queremos que se sinta um “bem-estar” em todos os cantos e é para que isso aconteça que TODOS nós estamos focalizados. Porque de facto o Infantário Nuno Simões tem como uma das suas Missões, ajudar a crianças a CRESCER!